quarta-feira, 27 de março de 2013

A humanização da educação. 

Perante a pluralidade cultural e de identidades presentes nas salas de aula os docentes estão sendo provocados a repensar suas práticas, abrindo espaço para o dialogo com discentes, acolhendo a todos na troca de conhecimentos, obtendo informações para aperfeiçoar a qualidade cognitiva de aprendizagem de cada um, implantando nos currículos práticas pedagógicas reflexivas condizente ao grupo sócio cultural que esta sendo trabalhado. Os discentes que receberão uma educação dialógica, reflexiva e humanizada passarão a criticar a si próprio, buscando seu lugar na sociedade que almeja o entendimento da heterogeneidade que a mesma é composta, e , o respeito que todas devem ser tratadas. A relação dialógica entre os sujeitos da educação leva o docente a tecer uma teia de interpretações nos diversos pontos de vista, refleti-los, incorpora-los e dividi-los na relação que estabelece com o aluno. 
Ao estabelecerem um relacionamento de confiança entre professor-aluno, os aspectos científicos, didáticos e pedagógicos e as atividades lúdicas, criar-se-ão laços de afetividade, indo ao encontro das possibilidades de observação, e entendimento de como o outro aprende, aspectos estes que compõem uma sociedade humanizada. Através das diversidades culturais que o professor encontra em sala de aula, onde cada um traz consigo seus costumes, suas crença. O professor deve repensar em suas práticas, pois mesmo que ele esteja acostumado a dar aula numa classe do 2°ano sempre, cada sala é diferente da outra com outra realidade suas práticas devem ser aperfeiçoadas de acordo com as dificuldades encontradas durante o ano letivo, isso só acrescenta para melhor desenvolvimento aluno-professor. 
O Educador deve acolher esses alunos afastando-os de qualquer constrangimento, pois educação de qualidade é um direito de todos, deve-se produzir saberes produtivos e significativos. O Professor deve usar diferentes técnicas para sanar as dificuldades encontradas em sala de aula, pois ninguém aprende e pensa igualmente, cada um tem seu tempo para processar informações, deve nortear a sala com novas práticas educativas para cativar o aluno a aprender de acordo com seu pensar e seu tempo de aprendizagem. A escola não deve se omitir pelas diferenças culturais, deve sim assumir esse compromisso de interage-losna sociedade sem desgastes com preconceitos, enfim com o meio, por isso o currículo deve ser flexível de acordo com as dificuldades encontradas diariamente. 
 Ao se criar um vínculo entre educador e aluno a aprendizagem flui de forma produtiva e prazerosa é uma troca mútua, o professor deve estar disposto a ouvir seus alunos, ouvir seus diferentes alunos para aprender falar, passar a mesma linguagem, pois quem não ouve impõe, grita, causa traumas para alunos, deixando a aula maçante e muito dificultosa. A democracia ajuda a desenvolver uma sala produtiva e vai além do aprender a ler e escrever é fazer pensar e transforma-lo em um cidadão crítico perante a sociedade, um ser pensante, um alguém contribuinte para transformação de um mundo melhor e mais justo.

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